• mendi-fullwidth-bg1
    Racionalização e Dinamismo
    na Área Tributária
    Municipal
    Estimular Transparência Pública e Racionalização Tributária
  • mendi-fullwidth-bg2
    Acompanhamento
    e Análise
    Do desenvolvimento econômico
    da sua cidade

O MELHOR SISTEMA DE GESTÃO DA COMPOSIÇÃO DO VALOR ADICIONADO

Soluções

Software

O Software IvaLocal é uma ferramenta indispensável para o acompanhamento das declarações fiscais praticadas nos diversos segmentos econômicos.

Consultoria

Gestão e Planejamento Tributário - através de um estudo minucioso das operações fiscais praticadas no âmbito municipal.

Auditoria

Preventiva, Corretiva e Operacional permanente das operações fiscais realizadas pelos contribuintes do ICMS.

Treinamento

Capacitação treinamentos - Proporcionar as inspetorias fazendárias e aos agentes fiscais condições necessárias para que possam conceber os fundamentos legais.

O que é o IVA?

É um sistema indispensável para o acompanhamento das declarações fiscais praticadas nos diversos segmentos econômicos, capaz de diagnosticar irregularidades, e consequentemente melhorar o desempenho da arrecadação do ICMS.

Vantagens do IVA

INTERFACE ON-LINE

Acompanhamento em tempo real das transações de qualquer lugar com acesso à internet.

ALTA DISPONIBILIDADE

Projetado para estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

TECNOLOGIA

Com plataforma web e uma interface amigável ao usuário, proporciona acesso a todos os lançamentos contábeis de forma rapida e eficiente.

Sistema Iva

Solicite uma Demonstração.

Para maiores informações de nossa solução


4232-1536

2376-4930

2311-3078

Racionalização e Dinamismo

CAUSAS DA VARIAÇÃO DA RECEITA MUNICIPAL COM ICMS.

A receita proveniente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias(ICMS), sem dúvida nenhuma é a mais significativa para um grande número de municípios, sua oscilação anual é devido a um conjunto de variáveis sócio-econômicas, o que torna sua compreensão um tanto complexa se verificar-mos os aumentos e decréscimos nas transferências das quotas-parte devidas pelos Estados aos municípios.

Onde o Imposto é arrecadado pelos Estados, sendo 25% da arrecadação transferidos para os municípios, com base em índices de participação definidos pela lei estadual, cujos fatores descritos abaixo são de grande relevância.

1. Arrecadação estadual;

2. Volume monetário de transferências para os municípios em geral;

3. Composição do índice apurado para repasse para cada município em particular;

A aplicação de um “modelo” de análise resulta, primeiro, na constatação da sua eficácia como instrumento fiscalizador das contas Estaduais e, segundo, na compreensão da dinâmica da receita com ICMS no município.

Arrecadação Estadual com ICMS

ARRECADAÇÃO ESTADUAL COM ICMS

Como o ICMS é um tributo que incide sobre transações, sua arrecadação está estreitamente relacionada ao nível de atividade econômica: quanto mais se produz e se vende, mais o Estado arrecada. O nível de atividade econômica, por seu turno, sofre basicamente dois tipos de influência: geográfica e conjuntural.


Onde o Imposto é arrecadado pelos Estados, sendo 25% da arrecadação transferidos para os municípios, com base em índices de participação definidos pela lei estadual, cujos fatores descritos abaixo são de grande relevância.

Um Estado localizado numa região mais desenvolvida certamente arrecadará mais, pois, além de seus habitantes realizarem maior número de transações entre si, transacionam mais mercadorias e serviços, agregando mais valor.

Além disso, “exporta” para outros Estados um volume financeiro maior do que o de suas “importações”. A influência conjuntural também é evidente: uma quadro econômico recessivo produz queda na arrecadação de qualquer tributo incidente sobre atividades.